sexta-feira, 3 de maio de 2024

Drowned discute o racismo em "Expresso 1888"

"Expresso 1888" é mais um single disponibilizado pelo Drowned na manhã desta sexta-feira (3), se juntando ao que será o novo álbum que mostra um direcionamento diferente da banda, com enfoque na realidade atual, letras em português e sonoridade para além do thrash metal.


O título é uma referência à Lei n.º 3.353, de 13/05/1.888, declarando “extinta a escravidão no Brasil” e é o novo single de uma série iniciada em março na estratégia da banda de divulgar o novo álbum.

Com uma música lançada por semana, o Drowned já soltou nos streamings as faixas "Que a Força Esteja com Você", "Ao Pó Voltarás", "Desgraça Urgente" e "Misoginia em Cristo".

Leia também: Tá Servido? Dead Fish ganha tributo da Mutante Rádio

Expresso 1888

O novo single do Drowned faz referência aos constantes casos de racismo praticados pelas forças do Estado e ao racismo estrutural. A contemporaneidade da letra é reforçada com samples de noticiários nacionais e pela capa que redesenha uma imagem comum nas motociatas promovidas pela presidência passada.





Musicalmente, "Ecpresso 1888" une thrash e hardcore mais tradicionais à linhas mais prog/jazz, dando um efeito interessante ao single. Os vocais ganham outra dimensão, indo para um andamento mais lento e de guturais mais abertos, facilitando a compreensão da mensagem.

Ouça "Expresso 1888" clicando AQUI

Estas variações são ouvidas nos outros singles lançados na série e dão uma ideia do "novo" Drowned, que não teme os haters e reforça um posicionamento que vinha ficando evidente desde a pandemia (leia: Drowned - single faz referências ao governo genocida brasileiroDrowned e os experimentos aberrantes do "Doctor Horror Medical Group" e Drowned revela capa de "Recipe of Hate").

"O novo disco tratará sobre o Brasil. Se alguém não se sente preparado a ouvir o que temos a dizer, beleza, mas vamos continuar! Música pesada não é pra pessoas que envelheceram mal, matando seus ideais por uns trocados ou aparência de normalidade", disse a banda em suas redes sociais.

Letra de "Expresso 1888"


Julgado pela lei que estrutura a sua culpa. Condenado à marginalidade, sua cor, sua cultura. Sua cor... a sua culpa! 
Segregados, perseguidos desde os ancestrais. 

O crime é sempre dos excluídos, exilados sociais. Excluídos... exilados ancestrais... 

Outro homem inocente é morto de maneira vil. 
A polícia confundiu guarda-chuva com fuzil! Invadir casa, presumir que já nasceu quadrilha. Terror e ameaça pra todos da família. 
Vão fazer parecer engano! 
Para alguns pouco importa! 
A cor é o motivo pra "deixar essa gente morta". Brasil, um país de todos, todos os preconceitos!

Drowned 

Com mais de duas décadas de atividades, o Drowned é formado por Fernando Lima (vocal); Marcos Amorim e Rafael Porto (guitarras); Rodrigo Nunes (baixo) e Beto Loureiro (bateria), time responsável pelos arregaços extremos "Bonegrinder" (2001), "Back from Hell", (2002) e "Butchery Age" (2003).

*por Artur Mamede 





Sem comentários:

Enviar um comentário