sábado, 12 de dezembro de 2020

Asphyx lança lyric video de "Knights Templar Stand"


* por Artur Mamede 

Os holandeses death doom do Asphyx anunciaram 22 de  janeiro de 2021 como data de lançamento de "Necroceros". Em campanha o Asphix lancou na sexta-feira  (11) o lyric video de "Knights Templar Stand". O clipe foi criado por Maurice Swinkels da Younique Film (Exodus, Kataklysm).

O décimo álbum de estúdio da banda conta com 10 faixas e será lançado pela Century Media Records . A tenebrosa arte da capa é assinada mais uma vez por Axel Hermann, responsavel pela capa de "Crush the Cenotaph" (1992) e de bandas como Morgoth, Grave e Unleashed.

A arte de  "Necroceros" é assinada por Axel Hermman 

O vocalista do Asphyx, Martin Van Drunen, comentou sobre  o novo álbum. "As primeiras gravações de 'Necroceros' começaram em novembro de 2019. Principalmente apenas ideias básicas . Contratamos o estúdio de Tom Meier para algumas jams para que pudéssemos gravar assim que pensássemos que algo tinha potencial Terminamos cerca de seis ou sete músicas, mas depois de ouvir algumas vezes, decidimos que ainda havia muito trabalho a ser feito" disse Van Drunen.

“Depois dos três álbuns anteriores e este sendo o décimo álbum oficial completo do Asphyx, sabíamos muito bem que o padrão tinha que ser incrivelmente alto. Nossa vantagem era que, pela primeira vez, tínhamos uma formação estável desde 'Incoming Death' de 2016. Éramos muito bons, trabalhamos 'juntos', um sentia o que o outro queria ou onde estava indo em termos de música. Com Paul (Baayens) tendo toneladas de riffs nas prateleiras, as primeiras tomadas e o inesperado surto de COVID- 19  e logo todos nossos shows sendo cancelados um após o outro, nós reservamos o studio de Tom mais uma vez para um monte de jam-recordings. O que resultou maravilhosamente" completou o vocalista.

"Demorou dois fins de semana para finalmente arranjar todas as músicas e gravar as faixas de bateria. Ficando completamente furiosos enquanto tocávamos e estando totalmente satisfeitos com a variedade, crueza, brutalidade e dinâmica de cada faixa em particular, estávamos 100% certos de que estávamos indo em frente, à direção certa", encerrou Van Drunen.

Confira p lyric video acessando o link https://youtu.be/grkuAMJYv0M

*com informações da Blabbermouth

Zulbert Buery deixa o baixo do Headhunter D.C.

Imagem:  Rafael Almeida

*por Artur Mamede 

Em comunicado oficial, publicado no dia 7, o HEADHUNTER DEATH CULT anunciou a saída do baixista Zulbert Buery. O músico deixa o line-up da veterana entidade baiana de death metal apos 17 anos "de grandes serviços prestados à banda, pelos quais somos eternamente agradecidos." disse a nota.

Buery fez oarte da formação do Headhunter D.C que gravou alguns dos mais podetoaos classicoa do death metal brasileiro, "God’s Spreading Cancer" (2007) e "…in Unholy Mourning…" (2012). Com o baixista, a vanda também fez registors do.porte de "…in Deathmetallic Brotherhood" (2007, split),"‘Death Kurwa! – Live in Warsaw 2013" (2016, ao vivo) e "A Brazilian Tribute to Bathory – Anthems of Blood, Fire & Death" (2019, split).

Capa de "Gods Spreading Cancer" de 2007

O comunicado da banda não identifica o motivo da saida (nem vamos especular) e a separação, segundo o Headhunter D.C. foi amigável. 

Leia mais trechos da nota. "Infelizmente, como em tudo na vida, às vezes somos obrigados a tomar decisões difíceis, mas o objetivo é e sempre será o de evoluirmos nos mais diferentes aspectos, e essa decisão foi tomada e concordada por ambas as partes e da forma mais amigável possível, o que não poderia ser diferente, tendo em vista os longos anos de irmandade entre nós, irmandade essa que transcende o Death Metal e se seguirá para as eras vindouras.  Desejamos a Zulbert muita sorte em seus projetos e demais atividades, atuais e futuros, seja como músico, como deathbanger que é, como pai, como ser humano. Conte sempre conosco, pois serás para sempre um verdadeiro 'Headhunter Death Cultist'! All hail!!! Esperamos poder muito em breve anunciar um novo baixista e assim continuar a espalhar o Culto da Morte pelas terras através de hinos de brutalidade, pecado e heresia. Manteremos todos informados a respeito. Aguardem o novo álbum! Uma nova era de ascensão dos amaldiçoados está a caminho! Our Cult is eternal! WE RIDE ON THE WINGS OF RESISTANCE!!! I.D.M.W.T.!!!!!!!!! 666"

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Franceses do Agressor brindam lançamento de box-set com videos

*por Artur Mamede 

Para brindar o lançamento do box-set "The Order of Chaos" os death metallers franceses do Agressor lançaram nas plataformas de vídeo três registros ao vivo das faixas "When Darkness",  "Deathreat" e "Warrior Heart" filmados no Le Splendid em Lile (França) no ano de  2007.  

O box-se lançado em 4 de dezembro pela Season of Mist contém os aclamados lançamentos 'Medieval Rites' (1999), 'The Spirit of Evil' (2001) e 'Deathreat' (2006) com novo material bônus e um livreto de 24 páginas com conteúdo inédito fotos e fotos ao vivo.

Confira abaixo o video de "When Darkness"



Bad Brains readquire domínio sobre catálogo e promove reedições


por Artur Mamede 

Nunca foi facil, em época nenhuma e lugar nenhum (no Brasil, então...) o acesso a material descente do Bad Brains. Mas isso pode ser corrigido em breve. A veterana banda de hardcore (e também jazz fusion e reggae) recentemente readquiriu os direitos de seu catálogo do final dos anos 70 e 80. 

Com isso, o Bad Brains relançará seus álbuns e muitos singles desse período, incluindo seu LP de estreia, "Rock for Light" (de 1983 em sua mixagem original), e o single 12" de "I & I Survive" Já é dado como certo o relançamento do  single "Pay to Cum" em fevereiro de 2021 e as datas das reedições já estão sendo divulgadas.

O LP autointitulado, aquele do icônico raio caindo sobre o Capitólio será lançado em abril, "I & I Survive" em maio, "Rock For Light" em junho, "Quickness" em agosto, "The Youth Are Getting Restless" (Live At The Paradiso , Amsterdam, 1987) em outubro "Omega Sessions" em janeiro de 2022, e "Live at The Fillmore 1982" em março / abril de 2022. Todo esse material será lançado através do selo do Bad Brains e distribuído pela ORG Music.

A banda divulgou um pequeno vídeo promocional sobre as reedições. Confira.



domingo, 6 de dezembro de 2020

Crítica: Clipe de "Riff Cult" do Claustrofobia exalta elemento alicerce do rock


*por Artur Mamede 

Tido como a base do heavy metal e seus subgêneros (salve Tony Iommi) o riff é uma entidade com vida própria, com muitos sendo mais conhecidos do que as músicas que os abrigam, e com isso se criou uma subcultura dentro de uma subcultura. 

O trio brasileiro de death/thrash metal Claustrofobia, partindo dessa premissa, lançou recentemente o vídeo clipe de "Riff Cult" um título autoexplicativo que foi muito bem encaixado no que se vê/ouve na tela.


“Gravamos tudo na garagem do Swamp Loco Studio em Las Vegas, onde guardamos nosso equipamento e ensaiamos. Só nós três tocando com muita intensidade e uma edição com muita adrenalina. Adicionamos imagens da tatuagem que fiz nos dedos com Carlos Aguilar no estúdio High Voltage em LA que deu a atmosfera necessária", disse o baixista/vocalista Caio D'Angelo para a gringa Decibel Magazine.

É tudo simples e ágil como se pede nas produções quarentênicas, takes curtos e edição frenética casando com uma massa sonora alicerçada em riffs e um refrão de fácil assimilação. Não aposto que vá virar um "hino do metal" (deve ser horrivel ter um trabalho classificado assim pelos "especialistas") mas com certeza é uma faixa divertida. 

No final do clipe, os créditos  (letrinhas subindo) contém nomes influentes para a construção do rock and roll e da cultura do riff e foi interessante ver ali o nome do Eddy Teddy, pioneiro do rockabilly brasileiro junto a seminal Coke Luxe. Uma bela homenagem. 

Assistam o clipe de "Riff Cult" acessando o link



sábado, 5 de dezembro de 2020

Gangxta Ridd do Boo-Ya Tribe sucumbe a Covid-19


*por Artur Mamede 

Gangxta Ridd, do primeiro grupo samoano de Hip Hop, Boo-Ya Tribe sucumbiu à Covid-19. A notícia foi dada no sábado  (5) por Ice-T, ator e líder do Body Count.


“Acordei com a terrível notícia”, tuitou Ice-T.. “Meu amigo muito próximo 'Gangsta Rid' do Boo-Yaa Tribe faleceu ontem de Covid… muito triste. Meu amor e condolências à família.”.

Nascido no subúrbio de Carson, Califórnia, em Los Angeles, Gangxta Ridd (nome verdadeiro Paul Devoux) formou o Boo-Yaa Tribe no final dos anos 80 junto com seus irmãos Vincent, Donald, Danny, Ted, David e Roscoe Devoux como forma de escapar da vida da gangue.

Em 1990, o Boo-Ya Tribe  lançou seu álbum de estreia "New Funky Nation", que combinava rap e instrumentação ao vivo, algo que não estava realmente sendo feito na época. A partir daí, eles lançaram mais sete álbuns de estúdio, culminando com "Business As Usual" de 2008 . 

O Boo-Ya Tribe ficou conhecido mundialmente após participar da trilha sonora de "Judgement Night" (1993) quando dividiu a faixa "Anothe Body Murderer" com o Faith No More. 

Na trilha ainda tinha Helmet e House Of Pain com “Just Another Victim”, Teenage Fanclub e De La Soul com “Fallin”, Living Colour e Run DMC defendendo “Me, Myself & My Microphone”,  Biohazard e Onyx  com “Judgement Night”, Slayer e Ice-T mandando ver em “Disorder” (medley de 3 músicas do Exploited: “War”, “UK ’82” e “Disorder”), Sonic Youth e Cypress Hill com “I Love You Mary Jane”, Mudhoney e Sir Mix-A-Lot executando  “Freak Momma”, Dinosaur Jr. e Del the Funky Homosapien com “Missing Link”, Therapy? e Fatal  com “Come & Die” e Pearl Jam + Cypress Hill detonando “Real Thing”.

Confira "Another Body Murderer" acessando o link https://youtu.be/ff_M8kcVRek



Brave the Cold lança video animação do single "Apparatus"


*por Artur Mamede 

"Apparatus" é a nova faixa recém lançada do Brave the Cold, projeto death metal de Mitch Harris (guitarrista do Napalm Death) e Dirk Verbeuren (baterista do Megadeth). A faixa faz parte do álbum de estreia do duo , "Scarcity" , de 11 faixas, que foi lançado em outubro em todos os canais digitais pela Mission Two Entertainment. "Scarcity" foi produzido por Logan Mader ( Machine Head, Soulfly).


Após um contato de Harris com.o cineasta italiano Donato Sansone, a faixa rendeu um vídeo adaptado da animação original de "Robhot".


"'Appartus' é sobre uma cabala socialmente repressiva cuja única agenda é maximizar a transferência de riqueza e poder dos consumidores mais pobres da classe média para uma fatia dos mais ricos por meio de uma ideologia de medo submissa. Por meio de um programa intensivo de isolamento, bombardeio com propaganda e conteúdo sugestivo de comportamento antes de atingir o olhar global, o 'aparato' está perturbando as liberdades civis em uma era de feitiçaria corporativa tecnológica inconcebível, opressão, censura e dominação" explicou Harris.

Veja a animação 'Apparatus" clicando no link abaixo.