Tratando do uso do sistema policial para reprimir e violentar a população mais pobre, "Positivo Inoperante", o novo single do Drowned, lançado nesta sexta-feira (6), é o mais direto da série iniciada em janeiro de uma faixa inédita por mês.
"Positivo Inoperante" é direto em sua letra, em sua arte de capa e até mesmo na duração da faixa (1'51"). O vídeo oficial, em versão animada pela Bonegringer Productions, até suavizaria o tema se não fosse a estridência e violência da música e letra.
Aqui está "Positivo Inoperante". Acesse e ouça ALTO!
Capa do single "Positivo Inoperante " |
"A capa retrata simbolicamente as inúmeras vezes em que a bota aperta um pescoço nesse País", diz o Drowned em texto publicado nas redes sociais para a divulgação do single.
Leia também: Burying Existence lança "Tragic Impetus"
Impossível passar pano
Mesmo lembrando que a maioria dos servidores do aparato policial militar seja de profissionais sérios, o Drowned vai aos primórdios da criação da instituição, no Brasil colonial, quando esta era incumbida também da caça aos escravizados fugidos e a herança que este "serviço" deixou
"Uma vista diária no noticiário teremos várias amostras de abuso de autoridade e violência policial. E como a Polícia trata diferente ricos e pobres, brancos e negros, mulheres, indígenas, etc. O aparato estatal, pouco importa de que lado da história você está, protegerá sempre uns em detrimento de outros. A polícia (em sentido mais amplo) será o braço dessa ação, vulnerando a dignidade dos indivíduos muitas vezes. No Brasil tais traços são muito evidentes", escreveu a banda.
Singles e novo álbum
O Brasil é o tema do novo álbum (ainda sem data de lançamento ou arte da capa divulgadas), como pode ser visto nos nove singles já lançados, já incluindo aí "Positivo Inoperante".
A série de um single por mês, iniciada em janeiro, aborda a hipocrisia da elite (e de quem acha que. Faz parte desta) e o recrudescimento do reacionarismo, facilmente reconhecidos nos títulos "Desgraça Urgente", "Ao Pó Voltarás", "Que a Forca Esteja com Você", "Misoginia em Cristo ", "Expresso 1888", "Ecocídio Napalm", "Deus me Livre de Deus", "A Bancada do Pistoleiro" e "Positivo Inoperante".
Frame de"Positivo Inoperante " |
E o Drowned (Fernando Lima - vocal, Marcos Amorim e Rafael Porto - guitarras/backing vocals, Rodrigo Nunes - baixo e Beto Loureiro - bateria) prometem dar continuidade a estratégia de guerrilha sonora marcando 04 de outubro como data para o próximo single.
*por Artur Mamede
Sem comentários:
Enviar um comentário