sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Jacau lança documentário e clipe


Dois recentes lançamentos no campo do audiovisual reforçam a musculatura da Jacau como uma das bandas mais atuantes do Nordeste do país e do país. A primeira carga desse lote veio em fins de agosto com o clipe de "Hospital Colônia", que em alguns dias foi seguido pelo documentário "Jacau, gritos do interior - 10 anos de rock!", disponibilizado no dia 12 de setembro.


As duas obras mostram a força insurgente da Jacau expressa nas suas letras afiadas e no som que incorpora elementos de punk, hardcore, thrash metal e grindcore, sempre tocados no limite do ódio.


No documentário, Jone (guitarra/vocal), Mike (baixo), mais Ary e Tinho (bateria) passam a limpo os 10 anos da Jacau, desde sua fundação em Itabuna (BA), lembrada pela banda como "cidade lembrada", palco de desmandos da agroindústria, atividade que movimenta riqueza para poucos e traz desigualdade para muitos da região.



Frame de "Terra do Ódio" (2021), ainda com Índio 



Veja "Jacau, gritos do interior - 10 anos de rock!" clicando AQUI.

Autogestão e FVM


Em 1'47" a Jacau mostra sua gênese, incluindo o batismo da banda, a formação, a saída do vocalista Índio e todos os álbuns (e clipes e lyric vídeos lançados). A autogestão e o FVM são bandeiras levantadas no doc e facilmente vistas em todos os lançamentos da Jacau e no seu discurso independente que também lembra do apoio dos fãs, distros e veículos de comunicação na difusão do livre pensar.

Hospital Colônia 


Relembrando um dos piores capítulos da história recente do Brasil, a Jacau, em "Hospital Colônia" traz um retrato do hediondo manicômio que funcionou por décadas em Barbacena (MG), uma das manchas históricas brasileiras, hoje comparada aos campos de concentração do regime hitlerista na Segunda Grande Guerra.

Assim como o doc, "Hospital Colônia" tem uma produção simples, mas reforçada com a carga lírica que ainda conta com o apoio de uma interpretação em Libras. A obra audiovisual pontua positivamente para a videoteca da Jacau e do underground brasileiro.


Frame de "Hospital Colônia"


Aqui está "Hospital Colônia". Acesse e ouça ALTO!


Lei Paulo Gustavo 


"Jacau, gritos do interior - 10 anos de rock!" e "Hospital Colônia" foram contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

*por Artur Mamede 


APOIADORES RIFFMAKERS 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Pense divulga capa de “Tudo Que Temos de Lembrar”

Os mineiros da Pense divulgaram nesta sexta-feira (29) a arte da capa de “Tudo Que Temos de Lembrar”, o quarto álbum de estúdio da banda de ...