domingo, 30 de agosto de 2020

Os Intrusivos e o lado sombrio e deprê do punk bubblegum


*por Artur Mamede 

"Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro" dizia Vander Wildner na faixa de mesmo nome. E quando ouvimos "Tarde de Sol" single d'Os Intrusivos (CE) vemos que isso se aplica até a quem pratica o mais descarado bubblegum.

Mas gênese deprê é antiga. A faixa foi composta em 2001 por Berg Intrusivo  (vocais), muito antes da criação da banda. Gravada para o álbum "Psicose e Depressão" de 2016 ficou no limbo por todo esse tempo, até ganhar essa remasterização por Davi Pacote do Hill Valley Studio. A arte do single leva a assinatura de Rustem Gomes.

A canção era composta enquanto as Torres Gêmeas desabavam em 11 de aetembro de 2001.  O que depois deu um simbolismo maior a composição, conta Berg. "Cara, 'Tarde de Sol' é uma letra que escrevi sobre um antigo amor. Alguém que mexeu comigo profundamente e no fim me deu cano – como sempre (risos). Curiosamente foi no dia do ataque às Torres Gêmeas nos EUA".

O lado sombrio do bubblegum 

Mas a banda é reincidente na dor de cotovelo. Em 2019 o álbum "Canções de Amor" trazia versões com pegada punk rock para medalhões do que se convencionou (muito injustamente) a ser 6achado de brega. O tracklist conta com Paulo Sérgio, Demétrius, Reginaldo Rossi, Jerry Adriani, Fernando Mendes, Sérgio Reis, Leandro e Leonardo, Benito si Paula e José Ribeiro. 


Algumas faixas, apesar de populares e grudentas, não têm letras fáceis. E "Tarde de Sol"  e o álbum acima cotado podem ser postos na mesma prateleira da onda saudável que vem redescobrindo e louvando a poesia de nomes como Odair José. 

"Sim, cara! Tendo em vista que somos agregadores do teor 'dor de cotovelo' por conta de influências não só de Odair, trouxemos uma nova roupagem para algumas canções renomadas, e por fim tentamos mostrar um pouco de nossos influenciadores da música nacional. Foi uma mistura de emoção com gratidão!", disse Berg.

"Por fim, posso afirmar que a decisão de selecionar artistas de nosso gosto para este disco foi de extrema dificuldade, haja vista as inúmeras opções para darmos nossa contribuição".

De acordo com Berg, "Tarde de Sol" té também o início de uma nova fase da banda, prometendo para muito breve canções single para o novo disco que tem.o titulo de "Duros Como Muro".

Ouça aqui a faixa "Tarde de Sol" https://youtu.be/zv8_ep3VyU8 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Realidade Mórbida - nova formação ensaia novo trabalho

Quase um ano após o lançamento do EP "Metamorfose Degenerada" os grinders paraibanos do Realidade Mórbida, em nova formação, já en...