segunda-feira, 15 de abril de 2024

Debut do GBH faz 42 anos

"City Baby Attacked By Rats", o influente álbum de estreia dos ingleses GBH completa 42 anos. Lançado originalmente em abril de 1982. A obra é um marco da segunda onda do punk britânico, conhecida como UK82, já que a primeira havia se fundido ao pop, post-punk e neo-romantic. E quem não aderiu a essa nova cara, ou se fodeu, ou virou hardcore. Aí entra o GBH.

O álbum original tem 13 faixas, e foi lançado após umas tantas demos e EPs que acabaram chamando a atenção da Clay Records  Apesar da gravadora ser da quinta divisão (ou pior)  do campeonato inglês, o resultado é estupendo.

"City Baby Attacked by Rats" é um álbum que se destaca no hardcore da época por sua variedade sonora. As músicas, girando entre 2 minutos/2 minutos e meio, tem toques de thrash metal e a urgência do punk, criando um forte atrativo.

Leia também: Loja que abrigava a Helvete é consumida pelo fogo

Som "limpo"

Ainda que em uma pequena gravadora e com poucos recursos, em estúdio o GBH conseguiu um ótimo resultado na produção. Tudo aqui é audível, limpo e definido. 

As faixas tem pouco ou nenhuma trucagem de estúdio. Foram dispensados os overdubs excessivos e ficou tudo natural, cru e direto.

Clique aqui e ouça "City Baby Attacked by Rats"

Daí o GBH ganha sua base de fãs britânicos, então parte para os EUA. Logo chega ao Brasil pela imensa rede de troca de fitas, bem na hora em que o hardcore brasileiro começava a dar suas primeiras coturnadas. E não saiu mais das cabeças, influenciando até hoje várias bandas do HC mundial.

GBH

O GBH foi formado em Birmingham, Inglaterra, no final dos anos setenta, sob seu nome original, Charged GBH . A sigla deriva do termo jurídico britânico Grievous Bodily Harm (Lesão Corporal Grave). Eventualmente retiraram o Charged (Acusado) do nome e ficaram conhecidos simplesmente como GBH. 

No início o GBH era formado por Colin "Col" Abrahall (vocal), Colin "Jock" Blyth (guitarra), Ross Lomas (baixo) e Andrew Williams (bateria). Todos os membros, com exceção de Williams, ainda estão na banda hoje. 

Destaques 

Difícil apontar destaques em um álbum tão fabuloso, mas algumas faixas de "City Baby Attacked by Rats"ganharam evidência natural, como "Time-bomb", "I Am The Hunted" e "Sick Boy", que ganhou uma versão do Slayer no álbum "Undisputed Attitude"de 1996 (ouça o cover de "Sick Boy" clicando aqui)

*por Artur Mamede 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nightwölf dispara primeiro vídeo oficial com novo vocalista

O Nightwölf disparou no domingo (27) o vídeo de "Unleash the Beast". A produção é o primeiro registro audiovisual oficial de Milto...