terça-feira, 16 de abril de 2024

RxDxPx - 10 anos de "Século Sinistro"



O mais violento álbum do Ratos de Porão, o monstruoso "Século Sinistro", completa em setembro uma década de lançamento. Sem pedir arrego, o RxDxP já contava com 32 anos de estrada, e com o álbum mostra que é preciso estar sempre EM movimento e nem tanto NO movimento.

"Século Sinistro" avança furioso pelos pantanosos caminhos do death metal, d-beat, crust e grind, pelas mãos de Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria).

Na parte lírica João Gordo psicografa e imprime com a garganta uma crônica da época. E o cara é bom nisso. 

Juninho, Gordo, Jão e Boka, o RxDxP (foto: Divulgação)

São 12 pauladas na nuca do brasileiro médio e um cover da sueca Anti Cimex, "Progeria Of Power", essa com um solo de Moyses Kolesne (guitarra do Krisiun), que também participa de "Neocanibalismo".

As faixas ganham um reforço brutal com os backing vocals da banda (exceto Boka) e Estevam Romeira, guitarrista do Desalmado e co-fundador do estúdio Family Mob.

Outra participação especialíssima é do porquinho Atum que grunhe furiosamente na faixa "Sangue e Bunda" (obs. Segundo o RxDxP não houve crueldade/exploração na participação).

Leia também: Debut do GBH faz 10 anos

Prenúncio de treta

Com letras e musicas abrasivas, "Século Sinistro" é dedo e sal na ferida desde os títulos. A obra mostra como estava o país um ano após as manifestações e as mutretas que tiraram do poder a primeira presidenta do Brasil e antecipa o que viria poucos anos depois, com a burrice sendo institucionalizada e a violência virando plano de governo do Estado.

O disco

"Século Sinistro" foi gravado e mixado no estúdio Family Mob por André “Kbelo” Sangiacomo em nov/2013, teve pré-produção de Jean Dolabella (baterista, ex-Sepultura) e produção de J. Gordo e RxDxP.

Eu e meu exemplar de "Século Sinistro" que alguém roubou 😡 (Foto: Acervo pessoal)

A capa

A arte da capa, com o mundo se acabando e todo mundo filmando, foi concebida por J. Gordo e executada com maestria pelo Ricardo Tattoo.

As faixas 

1. Conflito Violento

2. Neocanibalismo

3. Grande Bosta

4. Sangue & Bunda

5. Século Sinistro

6. Jornada para o Inferno

7. Prenuncio de Terra

8. Stress Pós-Traumático

9. Viciado Digital

10. Boiada para Bandido

11. Progeria of Power (cover do Anti Cimex)

12. Puta, Viagra e Corrupção

13. Pra Fazer Pobre Chorar

Ouça "Século Sinistro" clicando AQUI

*por Artur Mamede 



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que tenha gostado. Prometo ter sempre um bom conteúdo publicado. E avise sobre novidades da Arma de Fogo e HC/punk/metal do Amapá. Abraços.

      Eliminar

Nightwölf dispara primeiro vídeo oficial com novo vocalista

O Nightwölf disparou no domingo (27) o vídeo de "Unleash the Beast". A produção é o primeiro registro audiovisual oficial de Milto...