sábado, 15 de junho de 2024

Paradise In Flames - "Blindness" une black metal e Saramago

 


"Blindness" o álbum do Paradise In Flames lançado na sexta-feira (14) alia em música e letra o black metal e a literatura do português José Saramago, em especial, o magnífico "Ensaio Sobre a Cegueira" (1995).


O álbum é conceitual, girando em torno da temática e da ambientação existencialista e desesperadora da referida obra. O uso de orquestrações eruditas enriquece "Blindness", tornando-o quase épico e prog e nada maçante. A obra ainda inova ao incorporar à receita elementos de bossa nova e baião.

Leia também: Deathgeist - "Invisible Abyss" ganha vídeo oficial

Black metal, ópera, bossa nova e baião 

Executado com excelência por O. Mortis ,(vocal), André Damien (guitarra/vocal), Robert Aender (baixo), SJ Bernardo (bateria) e Guilherme Alvarenga (teclado/vocal), "Blindness" é uma amostra do novo black metal brasileiro que não teme inovar, nem quando faz o tradicional (ouçam a faixa "The Cure", com Bruno Paraguay, do Eminence, e "Age of Death").

Aqui está "Blindness". Acesse e ouça ALTO!

O lirismo é passado em arranjos grandiosos de fúria, velocidade e peso e vocais que vão do soprano ao gutural, com algum pig squeal e corais "litúrgicos".

O conceito 

'Blindness" teve a ideia concebida em 2019, no período mais desolador da pandemia mundial de COVID-19. Nessa época, o livro de Saramago (que havia virado filme em 2008) passou a ser encarado como profético.

Daí, as lutas por poder e dominação, sejam por meio da força ou religião, e a cegueira que isso causa nos momentos mais críticos da humanidade, vieram os temas de "Blindness". 

O álbum 

"Blindness" é o quinto álbum da banda mineira. Lançado em parceria com a Xaninho Discos e Demoncratic Records, a obra foi mixada e masterizada por Tue Madsen no estúdio Antfarm, na Dinamarca.




A magnífica arte da capa tem assinatura de Marcelo Almeida. E a foto da banda, que ilustra está matéria, é de autoria de Bruno Paraguay.

Track list 

1.  Desolated World (intro orquestrada)

2. Concerto No.6 in C Minor, Cold Spring

3. Black Wings

4. Reasons to Not Believe

5. I Feel the Plagues

6. The Cure

7. The Priest

8. Endless Night Battle

9. War Sonata

10. Age of Death 

11. Angels & Devils

"Blindness" já está na mais alta prateleira dos preferidos da casa. Aprecie.

*por Artur Mamede 



APOIADORES RIFFMAKERS 












Sem comentários:

Enviar um comentário

Scalpo - "No Fear" chama a atenção para o metal feito no Acre

"No Fear" é o EP debut dos thrashers acreanos da Scalpo que com poucos dias de lançamento (foi publicado no último dia 14) já atra...