"Sem Lugar de Fala", faixa lançada nesta sexta-feira (4) é o novo e 10° single do nono disco de estúdio do Drowned a ser lançado em março de 2025. A inserção de uma faixa instrumental nos registros é quase uma tradição da banda e o atual single resgata este artifício comum ao metal.
Mas "Sem Lugar de Fala", além de nos remeter a grandes obras do thrash metal mundial, tem ainda o toque barroco típico da música mineira, aqui muito bem executado. Imagino a faixa sendo usada como abertura de futuros shows. A calma que precede o quebrar de ossos
Ilustração de "Sem Lugar de Fala" por Fernando Lima |
O vídeo/visualizador tem capa assinada por Fernando Lima e a faixa foi mixada e masterizada por Marcos Amorim, respectivamente, vocalista e guitarrista do Drowned. O clipe é uma edição da Bonegrinder Productions.
Aqui está "Sem Lugar de Fala". Acesse e ouça ALto!
Leia também: Chamas Pagãs do Norte convoca o necrounderground em Manaus
Brigar para ser ouvido
A exclusão de vozes na faixa foi uma forma que o Drowned usou para se solidarizar com as minorias, explica a publicação.
"Sem lugar de fala também para todos os que são excluídos pelos Poderes Públicos e Políticos, pelo Poder Econômico, pelos falsos Pastores, Monges, Padres e Deuses, deste ou de qualquer Mundo".
"Muitas das pessoas excluídas são denominadas minorias (indígenas, negros, gays, portadores de necessidades especiais etc.). O termo é indevido/errado, porque todos são POVO brasileiro, a grande maioria é excluída da 'festa' sequer percebe... ou são levados a crer que a meritocracia os conduziu ao sucesso ou fracasso. O mundo é bem mais complexo do que se pensa."
Singles e novo álbum
O Brasil é o tema do novo álbum (ainda sem data de lançamento ou arte da capa divulgadas), como pode ser visto nos 10 singles já lançados, já incluindo aí "Sem Lugar de Fala".
A série de um single por mês, iniciada em janeiro, aborda a hipocrisia da elite (e de quem acha que faz parte desta) e o recrudescimento do reacionarismo, facilmente reconhecidos nos títulos "Desgraça Urgente", "Ao Pó Voltarás", "Que a Forca Esteja com Você", "Misoginia em Cristo ", "Expresso 1888", "Ecocídio Napalm", "Deus me Livre de Deus", "A Bancada do Pistoleiro", "Positivo Inoperante" e "Sem Lugar de Fala".
*por Artur Mamede
Sem comentários:
Enviar um comentário