Escafism, banda amazonense de slamming brutal/technical death metal, que há alguns dias anunciou mudanças na formação, voltou às redes sociais na tarde de quinta-feira (6) trazendo os nomes dos recém recrutados.
Assim, a encarnação 2025 da Escafism conta com os membros remanescentes Júnior Martins (vocal) e Sid Lima (bateria) e os "novatos" Profanus Java (guitarra) e César Zystus (baixo), que substituem Anderson Souza e Neomam Grinder, respectivamente.
![]() |
Neomam e Anderson em ação com a Escafism |
Os agora ex-integrantes ingressaram no front da Escafism em meados de 2024 e são creditados como arquitetos do novo direcionamento da banda, que agora está mais voltada ao technical death metal, mas mantendo a brutalidade que tornou a banda conhecida.
Neomam e Anderson ainda fizeram parte da Spreading the Pain Tour, a saga da Escafism em terras chilenas e festivais em São Paulo, entre novembro e dezembro passados (leia aqui).
Nova formação
Júnior Martins explica que a escolha dos novos integrantes ocorreu por afinidades, tempo disponível para dedicar à banda e, logicamente, habilidades musicais, já que ambos compartilham da essência brutal e técnica que define a sonoridade da Escafism, fortalecendo ainda mais a proposta extrema do grupo.
![]() |
César Zystus assume o baixo da Escafism |
![]() |
Profanus Java é o novo guitarrista da Escafism |
"Java e César são músicos experientes, que tocam em bandas muito próximas a Escafism (Katharzian e Burying Existence/Incessant Damnation, respectivamente). Analisamos o potencial de cada um e vimos que se encaixam perfeitamente na nossa proposta e demonstraram interesse em dar seguimento à nossa evolução musical e pique para excursionar", disse Martins.
Zystus, em publicação nas redes sociais expressou o que vem agora como integrante da Escafism. "Foi um desafio e uma responsabilidade grande pra mim... Mas também é uma honra poder contribuir. 2025 será insano", afirmou o músico.
Planos para 2025
No comunicado que anunciou os novos integrantes, a Escafism aproveitou para deixar registrado alguns planos para 2025. Entre eles, um novo álbum, previsto para o primeiro semestre (data a ser anunciada), seguida de uma novo trabalho audiovisual e um novo merchandising, além de um split com bandas do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.
A Escafism ainda abre uma mini-tour pelo Nordeste (segundo semestre) e avisa estar em negociações para uma tour no Equador e Colômbia.
O Riffmakers deseja sucesso aos novos integrantes e êxito aos projetos da Escafism. Seguimos no apoio.
*por Artur Mamede
APOIE O RIFFMAKERS
Sem comentários:
Enviar um comentário