"Menos Um", single do Projeto Mayhem lançado nesta sexta-feira (21), traça a linha do tempo da tentativa de golpe orquestrada após o fim da era JMB (2019/2022) usando de um enérgico crossover para retratar o período, da aparição do ovo da serpente aos primeiros julgamentos dos envolvidos.
O single não tenta ser uma aula de história - esta ainda está sendo escrita, mas tem toda uma simbologia (da capa ao tema, passando pela data de lançamento) que serve de retrato para o zeitgeist e coloca o Projeto Mayhem na corrente das bandas que não temem se posicionar no espectro progressista.
"Tínhamos o dever de retratar e registrar todo um episódio marcado negativamente na história de um país. Queremos claramente enfatizar todos os impactos para que isso jamais ocorra novamente", destaca o trio de Campinas (SP).
Escolha AQUI a plataforma para ouvir "Menos Um"
![]() |
Capa de "Menos Um" por Kell Candido |
Nada é gratuito
Em "Menos Um" nada é gratuito, nada é for fun. A capa assinada por Kell Candido traz algumas figuras que representam o autoritarismo e a opressão política, fazendo a cama para a contundente letra que conta os dias para o fim dos retratados.
Leia também: Wormrot anuncia álbum ao vivo "in Studio" com formação e tracks clássicas
A data escolhida também é simbólica, marcando mais um ano do assassinato de Malcolm X (19/05/1924 - 21/02/1965). Ao mesmo tempo "Menos Um" também é uma homenagem a todos que se levantam contra a opressão política, econômica, religiosa e sexual.
A faixa
Produzido no Estúdio Casa 39, em Campinas, "Menos Um" captou o peso e velocidade crossover do Projeto Mayhem (Lucas Pereira - guitarra/voz, Kiss - baixo/voz e TonLoserKids - bateria).
Com 1'45" de duração,"Menos Um" é um rolo compressor de riffs, graves bem marcados e bateria à mil. A música ainda usa do título como um poderoso refrão, daqueles pra gritar junto, mostrando as várias influências do trio.
Entre estas influências/referências, o Projeto Mayhem cita elementos do Bayside Kings, Surra, Ratos de Porão, D.F.C, Do Protesto a Resistência, Hatebreed, Comeback Kid e Dead Fish, o que é facilmente constatado com a audição de "Menos Um".
*por Artur Mamede
APOIE O RIFFMAKERS
Sem comentários:
Enviar um comentário