sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Sarcasmo e incorfomismo: The Solitaryman Monoband lança EP homônimo


*por Artur Mamede 

Dos inúmeros feitos do musico capixaba Cacá Côgo durante a pandemia, (produção e criação musical, séries de covers nas plataformas de video, bate-papos virtuais e a luta diária para promover esses atos), o mais expressivo, o The Solitaryman Monoband, lancou no dia 19 de setembro o EP que leva o nome do projeto .

São sete faixas de um punk rock sujo, rápido e áspero, ainda assim rico, músico e liricamente. Côgo encarna o espírito FVM (ou DYI), da produção a execução das músicas, cantando, tocando um violão distorcido e fazendo a cama percussiva usando os pés para acionar bumbo, caixa e chimbal. Nos 15 minutos de duração do trampo a  maquina não para e despeja nos ouvidos doses de sarcasmo, ironia, inconformismo e raiva. É mais uma tijolada na vidraça do reacionarismo, e claro, vinda do submundo independente, já que parece tudo tranquilo no rock corporativo. 

Solitário, mas não sozinho

Sobre a riqueza falada acima, muito se deve às collabs generosas e bem executadas de Alex Mesquita, o Japa, na captação de áudio e produção, e Marcos Tadeu, que assina mixagem e masterização.

Cacá, o solitaryman (foto: divulgação)

"Aré o último EP de 2020, ''Hipocrisia a gente vê po aqui'', eu gravava tudo sozinho. Da forma mais tosca possível. Pra esse novo EP, eu chamei meu amigo de longa data Alex Mesquita, que cuidou da captação do áudio e da mix. Minha ideia era fazer um trampo com uma qualidade de gravação melhor sem perder a tosqueira. Daí pra mix e master chamei meu outro brother Marcos Tadeu" comentou Côgo. 

A sonzeira tem também a participação luxuosa de Mário Mariones (baixo e voz do Garrafa Vazia) e Letícia Pires (A Creche) em  "Assassinos” e  “Onde Você Estiver Eu Não Quero Estar”, respectivamente, além de uma música de Cezar Marco, "Cai Fora".

"Foi um lance legal que rolou. Nesse meio underground a gente acaba fazendo muitos amigos. Mesmo de longe. Tive o prazer de ter no EP as participações de meus queridos Mario Mariones e Letícia Pires. Além das participações, eu fui agraciado com um música do meu brother Cezar Marco "Cai fora". Ele mandou a música pra eu ouvir, numa versão caseira de voz e violão e eu pirei! Logo já adaptei pro meu estilo e ficou ótima! Curto muito essa canção", conta o solitaryman.

Reciprocidade 

Mariones fala sobre a collab e rebate os elogios. "Fui convidado para gravar um hardcore e mesmo que nos últimos tempoa eu faça uma linha vocal mais brutal, foi uma experiência legal cantar com o Solitaryman. O Cacá me enviou o som e tive apoio do guitarrista do Garrafa, Vancil Cardoso, na gravação. E foi do caralho! Cacá é gente boa, regravou 'Autonomia'  do Garrafa, curto muito a pegada lo-fi e o amor que ele transmite pela música nesse tête-a-tète, essa coisa de Professor Pardal de montar o timbre, a produção, trocar ideias com as figurinhas do underground. Foi uma honra. E ficou fudido, né?"

Clipe de apresentação 

O destemido Solitaryman ainda a reboque do lançamento do EP, publicou o lyric video de "O Que Falta Acontecer?", que pode ser conferido clicando aqui

O EP está disponível em todas as plataformas digitais e logo terá sua versão física, a ser distribuída pelos selos Velho Rabugento (PE) e  D’Outro Lado (SP).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Realidade Mórbida - nova formação ensaia novo trabalho

Quase um ano após o lançamento do EP "Metamorfose Degenerada" os grinders paraibanos do Realidade Mórbida, em nova formação, já en...