quarta-feira, 17 de abril de 2024

Decapitated - "Winds Of Creation" faz aniversário





O brutal álbum de estreia do Decapitated, "Winds Of Creation" faz aniversário neste 17 de abril, data oficial de seu lançamento, segundo a Earache, gravadora responsável pela distribuição do petardo.

São exatos 24 anos, mas como uma boa regra das efemérides é a de se comemorar datas em múltiplos de cinco ou 10, voltaremos um ano, para abril de 1999 (enfim, 25 anos), quando "Winds of Creation" foi gravado.

Leia também: Seth celebra a Queda da Bastilha

Insanidade precoce

Os poloneses do Decapitated eram ainda adolescentes quando gravaram as primeiras demos (de 1987 e 1988) e entraram em estúdio para as gravações do álbum de estreia. 

Logo de cara, Sauron (vocal, 18 anos), Vogg (guitarra, 17), Rygiel (baixo, 16) e Vitek (bateria, 15) contatam com o conterrâneo Peter Wiwczarek, vocal e guitarra do Vader, na produção.




O resultado é um arregaço no estilo death metal complexo e brutal. São nove faixas (a última é um cover de "Mandatory Suicide" do Slayer) com uma pegada insana beirando o tech death. 

A bateria super veloz, com breakdowns executados no momento certo e bumbos duplos que não abusam de velocidade gratuita, casa com as linhas marcantes e eficientes do baixo. Já os riffs seguem impiedosos por todo o álbum e junto ao vocal total death (tipo Cannibal Corpse) formam o amálgama do álbum. 

Ouça "Winds of Creation" clicando aqui.

O fato de terem crescido juntos (Vogg e Vitek eram irmãos) e ouvido as mesmas coisas - thrash da Bay Área e death da Flórida, garante a coesão necessária às faixas que em alguns casos ultrapassam os cinco minutos (com excessão de "Danse Macabre" que tem 2:47).

Enfim, é um grande álbum de estreia, mesmo que escorregue nas anti-climáticas "Danse Macabre" e "Mandatory Suicide". Meio difícil não recomendar a audição de "Winds of Creation". Então, OUÇA!


++



+ Em memória de Witold "Vitek" Kieltyka 24/01/1984 - 02/11/2007 +

++

*por Artur Mamede 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Warpath escalado para o Porthell Metal Fest

Os thrashers do Warpath são os novos confirmados no cast do Porthell Metal Fest, segundo publicação da organização do evento divulgada na no...