"The Apostate" a mais recente obra audiovisual do Rotting Christ é uma ode à resistência pagã contra a imposição do cristianismo na antiga Europa. Lançado no último dia 23, o clipe foi extraído do álbum "Pro Xristous", a ser lançado em 24 de maio pelo selo francês Season Of Mist
Apesar de focar num passado muito distante, "The Apostate" é a afirmação do Rotting Christ quanto as suas convicções paganistas. O que sempre foi evocado desde a criação da banda.
Leia também: Rhegia leva heavy metal e ancestralidade ao Porthell
O Apóstata
O clipe homenageia Flavio Claudio Juliano (331-363), chamado de "O Apóstata" por tentar, em seu curto tempo como imperador, trazer de volta os cultos ancestrais a um mundo romano já cristianizado.
O último imperador pagão morreu em uma campanha contra os persas, bem distante de Constantinopla, sede do Império Romano do Oriente. E mesmo longe, as ideias de Juliano, o Apóstata, educado em grego e na filosofia neo-platônica, tinham a adesão do povo.
Ouça "The Apostate" clicando aqui.
"The Apostate" tem letra e música de Sakis Tolls (guitarra/voz) é cantada em grego e em inglês e tem um marcante e simples visual. Riffs espessos, uma boa tessitura de baixo e bateria, a inserção de uma narração épica e um vocal límpido, apesar da aspereza, elevam a obra.
Pro Xristous
Traduzido do grego como "Antes de Cristo", o título do álbum reafirma a ideologia pagã e a adoração a cultura helenística na obra do Rotting Christ, impressas em 35 anos de carreira e 13 álbuns lançados.
"Pro Xristous" soa ainda mais imponente, hipnótico, clássico e gótico, como pode ser atestado nas audições de "Saoirse" e "Like Father, Like Son" já transformados em singles e vídeos.
*por Artur Mamede
Sem comentários:
Enviar um comentário