domingo, 21 de abril de 2024

"The End Complete" - O último grande álbum do Obituary


O Obituary dos anos de 1990 seguia firme, e muitas vezes liderava, a onda de ataques death metal que varreu o mundo na época. Depois de "Slowly We Rot" (1989) e "Cause of Death" (1990), em 21 de abril de 1992, chegava a vez de "The End Complete".

Exagero, ou não, muitos (me incluo) consideram este o último grande álbum do Obituary. A fórmula dos discos anteriores estava intacta e funcionando e os números que seguem o trabalho quando comparados ao que veio depois, apontam para a constatação de que este é o fim completo da fase de ouro da banda.

Mais um arregaço parido pela então gigantesca Roadrunner, "The End Complete" foi o primeiro álbum do Obituary a entrar nas paradas da Europa e na posição 16 na Billboard Top Heatseekers Chart.

Do álbum também foi extraído o clipe que leva o nome da faixa título (veja aqui). O vídeo teve grande quilometragem no Headbangers Ball (o equivalente ao brasileiro Fúria Metal) da MTV.

Outra marca que atesta o alcance do Obituary (e do death metal) da época, é a de vendas. "The End Complete" vendeu 150 mil cópias nos Estados Unidos e mais de 250 mil no restante do mundo.

Leia também: "A Fúria Selvagem" dos Zumbis do Espaço está entre nós

A obra 

Como era de praxe para toda banda de death metal que pensasse em conquistar e destruir o mundo (e contasse com o apoio de uma grande gravadora), a produção deveria passar pelo Morrisound Recording, em Tampa (Flórida, EUA) e contar com a experiência do mago Scott Burns.

E assim foi feito, como também foi feito nos álbuns anteriores. Só que desta vez, além de Burns, a produção contou com o Obituary, formado na época por John Tardy – vocal, Donald Tardy – bateria, Trevor Peres e Allen West – guitarras e Frank Watkins – baixo.

West voltava para o lugar que ocupou no álbum da estrela e esta formação é considerada a clássica, se mantendo unida por mais três álbuns.




O resultado foi um álbum de nove excelentes faixas diversas, ricas, grooveadas e pesadas, com destaque para os duos e solos de guitarra de Peres e West.

A track list
01 – I’m in Pain
02 – Back to One
03 – Dead Silence
04 – In the End Of Life
05 – Sickness
06 – Corrosive
07 – Killing Time
08 – The End Complete
09 – Rotting Ways

Ouça "The End Complete" clicando aqui.

*por Artur Mamede








Sem comentários:

Enviar um comentário

Goro dispara lyric video de "Emperor Prophet"

"Emperor Prophet" é mais um single dos equatorianos do Goro. Retirada do ótimo e recém-lançado EP "Last Wave of Summer",...