quinta-feira, 9 de maio de 2024

Trypophöbia - demo, protesto e anti-música



"Entre a Angústia e o Desespero... Resistimos!" é o título do novo trabalho do Trypophöbia lançado no último 2 de maio. A demo em questão deveria ter saído um dia antes, "comemorando" o Dia do Tralhador, data carregada de significados e que cairia bem como moldura para o lançamento.


O atraso não diminuiu em nada o impacto causado pelo registro. "Entre a Angústia e o Desespero... Resistimos!" é um recorte factual, embalado em grind/crust/d-beat e outras variações da anti-música e música de combate (incluindo hip-hop/rap), dos últimos anos, principalmente o período 2018-2022.

Leia também: Rejeitados Pelo Diabo rompe isolamento com novo single

Além de um cartão de visitas 

"Entre a Angústia e o Desespero... Resistimos" é, segundo a banda, um trabalho que possui significados muito amplos e específicos. Além de um cartão de visitas, a demo objetiva introduzir a proposta lírica e sonora da Trypophöbia para todes os ouvintes e interessados, em particular dentro dos espectros do grindcore como crust punk/d-beat, hardcore punk visceral e claro, música extrema/anti-música como um todo.

Ao expor sua temática lírica e sonora, a demo também pode trazer à Trypophöbia a chance da banda participar do em shows e eventos que dialoguem com as suas intenções artísticas e sociopolíticas.




A demo chega como um recorte histórico e temporal trazendo em sua parte lírica imagens ainda vívidas dos últimos anos, em que a opressão, a ignorância e o preconceito foram quase institucionalizados pelo governo 2018-2022.

"Toda a ascensão exponencial e inescrupulosa da Extrema Direita, assim como o estopim e o limiar da insanidade desvairada, desencadeados no turbulento período de pandemia da COVID-19, levaram ao surgimento da primeira leva de conceitos que dariam origem a esta banda, concepções e visões que, definitivamente, após serem devidamente desenvolvidas, tem parte de seu escopo materializado e condensado nessas 8 faixas aqui registradas", registrou a Trypophobia em suas redes sociais ao lançamento da demo.

Entre a Angústia e o Desespero 

De acordo com a Trypophöbia, em linhas gerais, o título da demo "traduz justamente este sentimento incontrolável que todes partilhamos como legítimos sobreviventes do inferno do Terceiro Mundo, principalmente em dias mais atuais e cinzentos, em que o instinto de sobrevivência e o desejo de resistir estão a flor da pele. Um sentimento de mais pura urgência."

"Simultaneamente, também contrasta com o mantra da própria banda, 'In Grind We Rise!' — em português literal, 'No grind, nós ascendemos!'. De fato, é bem por aí. Seja artística ou mesmo política e socialmente falando, somos sobreviventes e, ao mesmo tempo, uma resistência independente, produzindo não apenas anti-música subversiva, como arte transgressora e combativa, contra tudo e contra todos os tipos de indesejáveis, em quaisquer campos e estatutos que sejam", completou a banda.

Para entender 

A própria Trypophöbia explicou em sua publicação a temática de algumas faixas, o que é essencial para quem está conhecendo a banda.

A faixa de abertura "SxFxNxIx - Se Fudendo no Inferno" une no título o rap e hardcore fazendo alusão direta ao clássico álbum "Sobrevivendo no Inferno" (Racionais MC's) e também a faixa "VxSxFxNxIx - Vai Se Fuder no Inferno" do D.F.C.

Continua com "All The Myths Are Dead!", "Sorria!", "Desintegração do Puritano", "(The) Shit Sore Colostomy Quandary" (lançada como single em 2023, com arte e título fazendo referência a um álbum do Cattle Decapitated e música do Carcass, respectivamente) e"Monopólio da Hereditariedade".

Há ainda a releitura de "Arranca Toco" (do Ratos de Porão, gravada para a compilação"Blast no Porão") e "Fissuras e Convulsões", faixa de encerramento que segundo a Trypophöbia é um compilado de declarações das mais constrangedoras e abomináveis que se pode imaginar.

Ouça "Entre a Angústia e o Desespero... Resistimos" no YouTube acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=5mPTed0gDw0

A demo também está no Bandcamp: https://trypophobiagrind.bandcamp.com/album/entre-a-ang-stia-e-o-desespero-resistimos-demo

Track list

1. SxFxNxIx - Se Fudendo no Inferno (Intro) 

2. All The Myths Are Dead! 

3. Sorria! 

4. Desintegração do Puritano 

5. (The) Shit Sore Colostomy Quandary 

6. Monopólio da Hereditariedade 

7. Arranca Toco (Ratos de Porão cover) 

8. Fissuras e Convulsões (Outros) 

Todas as faixas (com exceção de "Fissuras e Convulsões") foram gravadas, mixadas e masterizadas em dezembro de 2023, no Sótão Estúdio & Pub, pelo amigo Simon Nicolas De Bruijn Fecchio aka Holandês (Älä Kumarra, @Stench of Death, Trachoma)

Todos os samples presentes na demo, incluindo a faixa "Fissuras e Convulsões", foram reunidos e editados por David "Fanfarrão" Torres Fanfarrão.

Letras, arte e logo: David "Fanfarrão" Torres.

Sample de "(The) Shit Sore Colostomy Quandary" extraído de "A Noiva do Re-Animator" ("Bride of Re-Animator", 1990)

Sample de "Monopólio da Hereditariedade" extraído de "Hellraiser: A Herança Maldita" ("Hellraiser: Bloodline", 1996)

Trypophöbia 



David "Fanfarrão" Torres (urros/gritos/grunhidos/spoken words/cânticos dos desolados)

Ramon "Ramones" Martins (seis cordas dissonantes/cânticos cáusticos de apoio)

Fran Pedreira (quatro cordas pulsantes e intransigentes/cânticos coléricos de apoio)

Lucas Cassero (tambores anárquicos/tribulação percussiva)

*por Artur Mamede 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Estado Revoltoso divulga capa do novo álbum

  "Ouço Vozes, Vejo Vultos", o segundo álbum da Estado Revoltoso já tem a arte da capa e a previsão de lançamento. As novas foram ...