Lançado oficialmente nesta sexta-feira (4) o split "Mollotov Attack vs Artigo DZ9?" já sobe à categoria dos grandes trampos surgidos nesse ano. Nós streamings (via FumaRecs) ou em digipack (confira a lista de selos*), o álbum tem 15 enérgicas faixas de punk HC que flertam com o crossover e adjacências sonoras.
Nessa matéria especial teremos uma rápida entrevista com Wagner Cyco (Mollotov Attack) e a resenha do álbum, assinada por Frávio Duarte (One Degrau na Véia).
Gravados em locais diferentes,cada lado tem sua cara mas isso se junta ao apertar o play, criando uma forte unidade independente e incisiva que mesmo parecendo bem humorada (a capa assinada por Dáblio C chama a ideia) é carregada na boa música de combate.
Capa do split por Dáblio C |
Ouça "Mollotov Attack vs Artigo DZ9?" clicando AQUI.
Quem fez o que aqui
Com sete sons próprios, o lado Mollotov Attack (Bollaxa - baixo e vocal, Wagner Cyco -guitarra e Didi - bateria) foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Bamboo Haus (São Bernando do Campo/SP) por Fabio Godoy, em março de 2024.
Das oito do lado Artigo DZ9? (Lê - vocal, Jr. Smega guitarra, Léo - baixo e Juninho - bateria) sete foram gravadas, mixadas e masterizadas no RMS Estúdio (Agudos/SP), por Reinaldo Moreira, em fevereiro de 2024, exceto "Introducaos", faixa extra registrada em fevereiro de 2009.
Ainda na track list da Artigo DZ9?, "Biocida" é a única que não é assinada pela banda. A música foi cedida por Detrito Social e letra/poesia por Maria Helena (Ira dos Corvos).
Contra-capa do split |
...tudo foi ficando melhor que o esperado
O Riffmakers conversou rapidamente com Wagner Cyco sobre os acertos para o lançamento do split e o próprio diz o que acha do resultado final. Confira.
Riffmakers: Como foi fechar com a Artigo DZ9??
Wagner Cyco: A gente tinha essas sete músicas para gravar e não sabia se faria um EP, sairia físico ou só nas plataformas de streaming. Sei lá, é meio estranho lançar material hoje em dia Ninguém sabe ao certo a forma ideal. Aí pensamos nessa opção do split.
Split é legal porque atinge um público maior e tal. E se não me engano, numa conversa com o Juninho (baterista da Artigo) fiquei sabendo que eles também tinham material que estavam para gravar e sugeri a parceria.
A gente se conhece há bastante tempo, desde que eu tocava na Irmã Talitha, então foi um processo bem tranquilo e divertido.
Riffmakers: E o resultado final? Como foi receber o split pronto?
Wagner Cyco: Cara, fiquei muito feliz com o resultado. As escolhas foram sendo feitas de comum acordo entre as bandas e tudo foi ficando melhor que o esperado. Desde a ideia da capa até o aumento inicial da tiragem com a entrada de mais selos interessados em participar do projeto. Foram muitas surpresas positivas.
Quando a gente viu pela primeira vez as caricaturas feitas pelo Dáblio C, quase morreu de rir. E na questão do som, acho que que foi um encaixe muito bom, desde os temas abordados até a qualidade das gravações.
Resenha por Frávio Duarte (One Degrau Na Véia)
Frávio e seu exemplar exemplar do split |
Eis que recebo dos correios uma bolachinha enviada pelo meu brother Wagner Cyco, nada mais nada menos que um split com as bandas Mollotov Attack (Punk Hc do ABC Paulista) e Artigo DZ9? (Punk Hc de Agudos/SP). "Mollotov Attack VS Artigo DZ9?" já começa massa demais pela arte, trampo feito pelo Dáblio C. Mas quando se coloca o disquinho pra rodar, aí é que o bicho pega!
O Mollotov começa com o pra mim já hino "Esquadrão Vira Latas", uivando e abrindo alas pra pancadaria sonora que começa e dá o tom de todo o disquinho! "Panela de Pressão" vem em seguida, mantendo a pegada rápida e revolucionária da banda. "Tatau" vem na sequência: uma bela pedrada em homenagem ao vício das tatuagens. Baixão marcando firme e forte! Em seguida temos "Boneless", um instrumental instigante que já fez esse véio aqui bater a cabeça mais rápido, com calma pra não ter que encher o rabo de "dorfrex" mais tarde... Coisa que na próxima música, "Saco de Vacilo", já fica mais difícil de se controlar... A parada segue alucinante! "Eu só Vou" me remeteu aos bons tempos do Cólera, com aquele refrão maroto que fica na mente e te faz cantar a plenos pulmões... E a banda fecha sua parte com "Incendiários", letra totalmente antifa e numa pegada musical diferente do que os caras já gravaram. Eu particularmente achei foda demais, assim como os sons nesse split, que apresenta um Mollotov Attack mais seguro e afiado que nunca! Sem menosprezar os trampos anteriores da banda, esse é sem dúvidas o meu favorito até agora!
Partindo agora pra Artigo DZ9?. "Vejo" abre os trabalhos com uma intro sombria, falando de decepções e de seguir em frente! "Andando em Círculos" vem na sequência, mantendo a pegada punk com gritos de inconformismo. "Intolerâncias", que por sinal é o título do trabalho original, de onde foram tirados os sons do split, vem acelerando e convidando a abrir um espacinho na sala pra pogar! "Cavando sua Cova" aparece nervosa, dando aquela chamada nos ativistas undergrounds de boutique. Logo vem "A Violência nos Mostra", com uma intro mais cadenciada, partindo pra porradaria com classe... "Fusão" grita pelo planeta em meio a tanta merda acontecendo... O disco fecha com "Biocida". Puta som, que começa ao som de passarinhos cantando e que se transforma em um hino contra toda a ganância humana que está levando nosso planeta pro buraco!
Enfim, um disco massa de se ouvir. Divertido e consciente, que mostra duas bandas veteranas do cenário underground em seus melhores momentos. Pouco mais de meia hora de som pra você pogar e refletir sobre o futuro da existência humana! Parabéns Mollotov Attack e Artigo DZ9?... Mataram a pau!
Selos/distros envolvidos*
Red Napa Records
Two Beers or not Two Beers Records
Manaós distro
Tu.Pank Records
Cabra Macabra Cds
No Fashion HC Records
Nöise Mesmo Records
Subverta Distro Records
Programa Atentado Sonoro
por Artur Mamede
Sem comentários:
Enviar um comentário