terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Paramecia expõe angústia e redenção no EP "Ocidente Vazio"

 


Nome do shoegaze manauara, a Paramecia lançou no último dia 21 o EP "Ocidente Vazio". A obra de quatro densas faixas mescla riffs do post-black metal e vapores dream-pop à urgência post-punk para embalar o lirismo existencialista das letras.


Atualmente em formação de duo, a Paramecia (Pedro Henrique - guitarra/vocais e Jhonatan Kauã -bateria/vocais), traz as características marcantes do shoegaze, como a rifferama noisy e vocais sussurrados. 

Destaca-se também a foto de capa assinada por Fer Paulo, vocalista e guitarrista da banda Não Existe Saudades Em Inglês.

Aqui está "Ocidente Vazio". Acesse e ouça ALTO!



Capa de"Ocidente Vazio" por Fer Paulo


Faixa a faixa


O que há de novo em "Ocidente Vazio"? Talvez nada, mas pode-se ver/ouvir a vez dessa subcultura se expressar em Manaus e um novo aparato lírico/musical que ilustre essa angústia.

O Riffmakers conversou com Pedro Henrique, o guitarrista/vocalista/compositor da Paramecia, que deu uma cara à subjetividade das músicas. E quem mais faria melhor?

"'Ocidente Vazio' é um conceito criado por mim junto com Arthur, um grande amigo da banda, que retrata muito o vazio emocional. Não tem nada ligado a cultura Jap, mas sim sobre vazio emocional, sobre quão vazio o ser humano pode se sentir sentado em um horizonte, viajando em linhas etéreas", disse PH.

"A letra de 'Ocidente Vazio' fala sobre dependência emocional, sobre a falta que uma pessoa pode fazer mesmo ela tendo feito mal para nós.  A frase 'Como eu vou aguentar, viver sem saber o que errei?', retrata muito esse conceito que quis passar, reforçando com o refrão final 'Ocidente vazio, pra onde eu irei?'", explica o músico.

Autobiográfica, "Cartas" é uma das mais antigas e pungentes composições de Pedro Henrique, resgatada pela Paramecia. "Escrevi quando tinha entre meus 10/11 anos, estava passando por uma fase difícil na minha infância e fiz essa música como uma forma de desabafo. Ela é um retrato de que a depressão é a pior doença do século, como retrato no refrão 'overdose de cartas, só tristezas/ cartas de amor e alucinações/ não sei o que o destino quer/ além de me matar."

"'Luz de Paz' é para você dedicar a quem ama. A quem é a flor branca que encolore seu jardim, a luz que ilumina seu dia, a uma pessoa muito querida, luz de paz é uma prova de amor. 'lor branca, luz de paz/ nada vem, nada vai/ flor branca, luz de paz/ você é calmaria'".

O EP fecha com "Errônea", que o compositor identifica como uma prova de maturidade e redenção após os transtornos causados pela angústia. 

"'Errônea' é sobre ver e entender que nada vai voltar a ser como antes. Fala que as vezes temos que aceitar certas dificuldades na vida, que temos que abraçar as dificuldades para crescermos como pessoas, mesmo que isso nos deixe péssimos pra sempre, mesmo que nos deixe uma marca, temos que encarar certas coisas. 'não vai voltar/ a ser pra sempre/ como sinais/ sem poder dizer/ péssimo/ pra sempre'", encerrou PH.


Track list 


01. Ocidente Vazio 
02. Cartas
03. Luz de Paz 
04. Errônea 

*por Artur Mamede 


APOIE O RIFFMAKERS 


APOIADORES RIFFMAKERS 
















significado da letra de Errônea: Errônea é uma prova de maturidade, errônea sobre ver e entender que nada vai voltar a ser como antes, fala sobre que as vezes temos que aceitar certas dificuldades na vida, que temos que abraçar as dificuldades para crescermos como pessoas, mesmo que isso nos deixe péssimos pra sempre, mesmo que nos deixe uma marca, temos que encarar certas coisas.

"não vai voltar 

a ser, pra sempre

como sinais

sem poder dizer 


péssimo 

pra sempre."



Sem comentários:

Enviar um comentário

Paramecia expõe angústia e redenção no EP "Ocidente Vazio"

  Nome do shoegaze manauara, a Paramecia lançou no último dia 21 o EP "Ocidente Vazio". A obra de quatro densas faixas mescla riff...