Expoente amazonense do technical slamming brutal death metal, a Escafism está no cast 2025 do festival Setembro Negro. A escalação divulgada nesta terça-feira (8) traz nomes de peso da música extrema brasileira e gringa.
No front do metal extremo desde 2018, a Escafism (Júnior Martins - vocal, Sid Lima - bateria, Profanus Java - guitarra e César Zystus - baixo), se apresenta na tarde de 7 de setembro, dividindo o Palco Infernal com Morkalv, Orthostat, Tyranex, Nervochaos e Varathron.
![]() |
Cartaz oficial do Setembro Negro Festival |
O Riffmakers conversou com Júnior Martins, frontman da Escafism, logo após a divulgação do cast pela Tumba Productions. O papo foi rápido, ainda sob a carga emocional trazida pelo anúncio. Havia muito a se dizer, mas pouco tempo para falar. Confira.
Leia também: Dannah Project dispara "Sete Flechas", terceiro single de "Luxferre"
![]() |
Atual formação da Escafism |
Riffmakers: O anúncio do cast da edição 2025 acabou de sair nas redes sociais da Tumba Productions. Fui conferindo os nomes, muita coisa foda, e já no final, lá estava a Escafism. Como foi ter recebido, junto com o público, a notícia?
Júnior Martins: A gente já vem trabalhando há muito tempo para participar desse evento, sempre nas vindas da Nervochaos a Manaus fazíamos questão de estar presentes, tocando ou na plateia, assim conseguimos mostrar nosso trabalho ao Edu Lane (baterista da Nervochaos, cabeça da Tumba Productions e criador do Setembro Negro). E em 2024 fizemos uma mini-tour em São Paulo e no Chile, o que, com toda certeza, chama a atenção. Então trabalhamos muito e insistentemente para termos o que colhemos hoje.
Recebemos a notícia da melhor forma. Já há uns dias estávamos apreensivos, na ansiedade mesmo, e quando saiu o cast ficamos muito felizes. Isso nos dá força para almejar cada vez mais coisas melhores para a Escafism.
Riffmakers: Qual a importância de participar do Setembro Negro e o que esperam de retorno?
Júnior Martins: É magnífico estar mum festival desse calibre com nomes de peso do metal nacional e referências internacionais no maior evento do tipo na América do Sul e da América Latina. É uma alegria tremenda.
Esperamos com isso uma maior aproximação com o público, mostrando nosso trabalho ao vivo para um grande número de pessoas. Isso ainda gera um intercâmbio, já que o público também é formado pelas bandas e produtores. Tudo isso dá um retorno magnífico.
Riffmakers: O cast é um dos mais pesados já trazidos ao Brasil e a Escafism está incluída. Como público, o que mais esperam assistir?
Júnior Martins: Tenho minhas opiniões, mas sei que casam com as da Escafism. Então, minhas expectativas são de ver Triptykon (tocando Celtic Frost), Incantation, Watain, Varathron e, claro, as nacionais.
Cast completo do Setembro Negro 2025
- 05 de setembro (sexta-feira):
- Palco Maioral
Thulcandra
Primordial
Agalloch
- Palco Infernal
Necrofilosophy
Vermin Womb
The Crown
- 06 de setembro (sábado):
- Palco Maioral
Wisdom
Imprecation
1349
Coven
Macabre
Watain
- Palco Infernal
Necromanticu
Leprovore
Féretro
Bütcher
Primitive Man
Incantation
- 07 de setembro (domingo):
- Palco Maioral
The Mist
Ash Nazg Burz
Darkened Nocturn Slaughtercult
Power Trip
Candlemass
Triptykon (tocando Celtic Frost)
- Palco Infernal
Morkalv
Escafism
Orthostat
Tyranex
Nervochaos
Varathron
*por Artur Mamede
APOIE O RIFFMAKERS
APOIADORES RIFFMAKERS
Sem comentários:
Enviar um comentário