“Rataria”, o novo trabalho da Payback, lançado no último dia 9, vem carregado de atualizações que enriquecem o thrash metal praticado pelos mineiros desde 2011.
O EP foca em temas atuais, na parte lírica, e musicalmente traz inovações ao jeito de compor da banda e do estilo onde se situam, acrescentando doses de death metal e tomando o controle de novas técnicas e tecnologias de estúdio.
Aqui está "Rataria". Acesse e ouça ALTO!
![]() |
Capa de "Rataria" por Luís F. Loyola |
"Rataria" tem cinco poderosas faixas, sendo quatro inéditas mais o single "Entre o Arame e o Arsenal", que também tem uma versão videoclíptica lançada em janeiro (veja aqui).
Leia também: Rebaelliun - "Ignite" acende as chamas do novo álbum
De conflitos pessoais à política internacional
Produzido por Alexandre Resende (Studio X) e mixado por Hugo Silva (Family Mob Studios), "Rataria" é uma progressão natural da Payback, motivada por mudanças de formação, trocas de estúdios e produtores, e aperfeiçoamento nas letras e sons.
O novo EP é mais polido (mas nem por isso pasteurizado) que “Violent Ecstasy”, álbum de 2023 e "Padecer" de 2020. Tudo aqui soa alto e límpido, captando as habilidades de Daniel Tulher – baixo e vocais, Igor Gustavo . Pedro Duarte – guitarras e Thiago Pena - bateria.
"Rataria" é o primeiro registro com letras totalmente em português da Payback. Nos trabalhos anteriores havia sempre algumas letras em nosso idioma, mas sempre em menor número que as escritas na língua inglesa.
A adoção da língua portuguesa aponta para um acerto da banda que agora atinge mais o público local e tem mais facilidade para discorrer sobre temas brasileiros, o que é uma marca da Payback.
Nas redes sociais Daniel Tulher comentou sobre o conceito do EP. "Nosso novo trabalho surge na necessidade de nos manifestarmos contra temas que têm nos influenciado direta ou indiretamente, principalmente a trama golpista no Brasil e o genocídio palestino, que o mundo acompanha inerte, infelizmente.”
De acordo com Pedro Duarte a temática densa impactou a parte instrumental: “A temática do disco, totalmente sombria, dialoga totalmente com o instrumental, que ganhou contornos mais dramáticos, pendendo para o Death Metal em alguns momentos.”
Outro destaque de "Rataria" é a capa produzida por Luís Fernando Loyola que captou a atmosfera lírica e sonora, imprimindo a brutalidade quase death metal da atual fase da Payback.
Tracklist
1 - Brainrot / Década da Decadência
2 - Estrela de Davi
3 - Sabor da Desgraça
4 - Rataria
5 - Entre o Arame e o Arsenal
*por Artur Mamede
APOIE O RIFFMAKERS
Sem comentários:
Enviar um comentário