quarta-feira, 3 de julho de 2024

Gods & Punks - "Descerebration" é um mergulho no doom psicodélico



Lançado em meados de junho passado, "Descerebration" abre o ano para os cariocas do Gods & Punks.  O single é a primeira dose extraída de "Death", o quinto álbum da banda, que tem 26 de julho como data de estreia.



"Descerebration", e o álbum que a envolve, é um mergulho doom psicodélico, que se estende ao stoner, nascida de uma experiência de quase morte de Alex Canhetti, vocalista da Gods & Punks.

Da letra e de um esboço composto ao violão por Alex, veio a urgência do registro que foi executado de forma claustrofóbica, ainda que à distância, por Pedro Canhetti (baixo), Rodrigo Blasquez (guitarra ) e Gabriel Santiago (bateria), os dois últimos, integrantes da Blind Horse que, inclusive, recomendo.


Capa de "Descerebration" por Bruno Kros


Aqui está "Descerebration", acesse e ouça ALTO!

Leia também: On Stage - Edu Falaschi (29/06, em Belém-PA)

A gênese de "Death"



"Descerebration", lançado pela especializada em stoner/doom/psicodélico e adjacências sonoras Electric Valley Records, teve os vocais gravados em Paris, os baixos registrados em Santos (SP) e  guitarras e baterias no Rio de Janeiro. A hipnótica track foi mixada e masterizada por André Leal e Kleber Mariano no Estúdio Jukebox, em Volta Redonda (RJ).

Os acima citados são os responsáveis por darem à luz as letras e músicas do Gods & Punks. A gênese de "Descerebration" e consequentemente de "Death" é explicada pelo próprio Alexandre Canhetti.



Capa de "Death" por Bruno Kros


"Em 2021, quase morri. Para resumir, meu cérebro ficou tão gravemente ferido que entrei em algo chamado estado de descerebração, entrei em coma nível 3 na escala de Glasgow (usada para medir os níveis de consciência (Nota do editor) e tive que passar por uma cirurgia na sala de espera do hospital em que estava. E então fiquei no hospital por mais de um mês, passando por outras três cirurgias até que fui mandado para casa", escreveu Canhetti.

Da experiência de quase morte saíram as ideias para o álbum que sucede "The Sounds of the Universe", de 2021. "Então, em 2023, abordei Gabriel, junto com nosso amigo em comum no Blind Horse, Rodrigo, e entreguei a eles essas demos ruins que gravei com meu laptop."

"Junto com Pedro, nós quatro trabalhamos nessas músicas por alguns meses e fizemos este álbum: uma coleção de músicas antigas, músicas novas e algumas ideias perdidas que nunca foram gravadas. Ele conta a história dos dias que precederam seguiram minha experiência de quase morte. Espero que vocês gostem do álbum. Estamos muito orgulhosos dele", disse o músico.

Track list 



1. Slowburner
2. Loss of Reality
3. The Night of a Thousand Days
4. Descerebration 
5. The Space Between Spaces
6. Archimedes' Screw
7. Black Box 

*por Artur Mamede 


APOIADORES RIFFMAKERS 








terça-feira, 2 de julho de 2024

On Stage - Edu Falaschi (29/06, em Belém-PA)

Registro de Raoni Joseph sobre o show de Edu Falaschi em Belém (PA), em 29 de junho, na tour que comemora os 22 anos do álbum e DVD "Rebirth World Tour live in São Paulo". Fotos por João Barros.


"De última hora, acabei indo assistir ao show do Edu Falaschi fazendo a turnê de 22 anos do álbum ao vivo 'Rebirth World Tour: Live In São Paulo', álbum ao vivo icônico do Angra.

Leia tambémZeugma anuncia mini-tour Sudeste/Centro-oeste



O show foi transferido, de última hora, para o Teatro Gasômetro. Chega bateu uma nostalgia de ver aquele show ali, pois foi um lugar onde eu toquei várias vezes, com várias bandas que eu fiz parte, foi praticamente a minha segunda casa ali. 

Apesar da acústica do local não ser das melhores, é um espaço confortável que conseguiu abrigar o público presente ali. A equipe de som conseguiu fazer um excelente trabalho na medida do possível para que acontecesse um espetáculo de qualidade.

Abertura 


Infelizmente, não cheguei a tempo de ver a Geek Band, mas eles estão se destacando cada vez mais no cenário musical paraense, com seu setlist que engloba Heavy Metal, trilhas sonoras de séries, animes, desenhos e filmes. Parabéns a eles não só pelo show, como pela produção do evento.


Geek Band por João Barros 


Cheguei na metade do show do Noturnall, então não tenho muito o que falar deles. Mas, como eu já havia assistido a apresentação deles como banda de abertura da turnê do Paul Di'anno em 2022, posso dizer que é uma banda muito competente com uma sonoridade que sempre busca inovar dentro do chamado Power Metal. 

Para essa turnê, o guitarrista chamado foi Victor Franco, que ocupou a vaga que era do Leo Mancini e do Mike Orlando. Rapaz competente.


Noturnall por João Barros 


Noite histórica e nostálgica 


Se tem uma palavra que define este show do Edu Falaschi, essa palavra se chama Nostalgia. Conseguiu executar o setlist do álbum ao vivo do Angra com muita maestria, dá pra ver que ele tá cuidando bem da voz. Inclusive, as músicas na voz do saudoso André Matos soaram muito bem. E teve a esperteza de deixar as partes mais difíceis para o público cantar, afinal, é uma turnê extensa e a voz tem que ficar boa para tantas datas. 

A banda dispensa comentários, pois se trata de um time entrosadíssimo que executou as faixas iguais como estão nos álbuns. Roberto Barros e Diogo Mafra executaram tudo com muita maestria. Raphael Dafras é um baixista INSANO de tão técnico. O baterista desta turnê foi o grande Jean Gardinalli, que executou as linhas de bateria do Aquiles Priester com muita competência. E, no teclado, o grande Fábio Laguna, que foi o tecladista do Angra nessa turnê e em outras turnês posteriores. Esse já pode ser considerado um cidadão paraense, rsrs...


Edu Falaschi e banda, por João Barros 


Noite histórica e super nostálgica. Pra encerrar com chave de ouro um setlist memorável (que teve até a "The Number Of The Beast" do álbum de 2002), Edu cantou sua versão já consagrada de "Pegasus Fantasy", o hino de uma geração que assistiu a segunda exibição oficial de Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, que foi feita em 2003 no Cartoon Network e em 2004 na Band. Com direito a participação super especial da vocalista Larissa Nascimento, da Geek Band. Foi legal demais ver tudo isso.

Noite histórica! É bom ver Belém tendo eventos como esse."

*por Raoni Joseph, músico e vídeo maker/motion designer, especial para o Riffmakers 

** Edição por Artur Mamede 



APOIADORES RIFFMAKERS 






Zeugma anuncia mini-tour Sudeste/Centro-oeste


"Só o grind liberta", assim Marcos Campos, vocalista da Zeugma responde o porquê da insistência em manter a banda na estrada. E assim é anunciada a mini-tour de cinco shows que vai percorrer parte do Sudeste e Centro-oeste a partir de 11 de julho.


Marcos mais Sandinho Costa (bateria), Fábio Sodré (guitarra) e Artur Dias (baixo), já estão arrumando as tralhas para shows em São Paulo (capital e Várzea Paulista), Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO).


Galeral na estrada 


Zeugma é um combo interestadual de galerosos, formado por amazonenses (Marcos e Sandinho) e goianos (Fábio e Artur), que praticam um grindcore de alta periculosidade impresso em letra e música no álbum "A Humanidade Fracassou" de 2022 (ouça AQUI).



Capa de "A Humanidade Fracassou" por Aberrarte

O primeiro show da mini-tour acontece na capital paulista onde a Zeugma toca com Hellzheimers e Blasthrash (SP), no Catacombs Fest.

O bonde segue para Várzea Paulista. No cast do show, além da Zeugma, tem Podridão (SP), Hellway Train (MG) e Beyond The Grave (SP).

A próxima data, na capital fluminense, comemora o dia do rock em um evento com mais de 100 atrações. Logo chega a vez de Belo Horizonte e o Metal Punk Overkill com Hiatus (Bélgica), Social Chaos e Infamous Glory (SP), Sangue de Bode (RJ) e Playback da capital mineira.

A mini tour se encerra na capital goiana com a Sangue de Bode e Drakland (GO).



Encerramento da mini-tour com Sangue de Bode e Drakland pela Twoo Beers Or Not Two Beers 



"O nosso futuro é menor que o nosso passado. O nosso futuro é grindcore", finalizou Marcos Campos no bate-papo mais curto do Riffmakers. Só concordo.

Datas e locais da mini-tour


11/07 São Paulo (SP) - Red Star Studios

13/07 Várzea Paulista (SP) - Bar'phomet

14/07 Rio de Janeiro (RJ) - Garage Grindhouse

20/07 Belo Horizonte (MG) - Area 51/Metal Punk Overkill

25/07 Goiânia (GO) - De Leon Music Pub


*por Artur Mamede 


APOIADORES RIFFMAKERS 







segunda-feira, 1 de julho de 2024

Funeratus, NervoChaos e Neuróticos juntos na "Chaos and Death Tour"

A imparável Tumba Productions anunciou na manhã desta segunda-feira (1° de julho) as datas da"Chaos and Death Brasil Tour 2024", uma série de gigs que junta no mesmo palco Funeratus, NervoChaos e Neuróticos.


A "Chaos and Death Brasil Tour 2024" acontece entre setembro e outubro. Serão 17 datas, iniciadas em 14 de setembro e finalizadas em 13 de outubro. A tour brutal passará por cidades do Sudeste, Centro-oeste e Norte do Brasil.


Cartaz da "Chaos and Death Brasil Tour 2024" por Alcides Burn 

Leia também: Overthrust - "Infected by Myth" é o novo álbum


Na rota do caos e da morte


A "Chaos and Death Brasil Tour 2024" tem 10 datas no Sudeste, quatro no Centro-oeste e três no Norte. Confira abaixo as datas, cidades e casas de shows/eventos que receberão a tour.

19.09 - Campinas/SP (Casa Rock)

20.09 - Três Lagoas/MS (Black Midia)

21.09 - Campo Grande/MS (Garagi Eventos)

22.09 - Rondonópolis/MT (Extreme Metal Fest) 

25.09 - Rio Branco/AC (Studio Beer)

26.09 - Porto Velho/RO (Bar da Olga)

27.09 - Cacoal/RO (Katraca’s Bar)

29.09 - Cuiabá/MT (Mess Des Morts)  

03.10 - Uberlândia/MG (Benedith)   

04.10 - Franca/SP (The Roots)    

05.10 - Juiz de Fora/MG (Cucaracha Bar) 

06.10 - Belo Horizonte/MG (Caverna Rock)  

09.10 - São Jose dos Campos/SP (Hocus Pocus)  

10.10 - Leme/SP (Kaiowas)

11.10 - Mogi-Guaçú/SP (Profeta Bar) 

12.10 - Rio de Janeiro/RJ (Garage) 

13.10 - Arujá/SP (Espaço Nordestino)

O line up

Neuróticos



Banda nipo-brasileira de death metal da antiga tradição, a Neuróticos, fundada em 2004, tem na sua formação atual, além dos irmãos e fundadores Bruno e Kleber Dias Matsuda (vocal e guitarra, respectivamente), o baixista Jumpei Nakamura e o baterista Yuichi Ishiguro. A banda não toca no Brasil desde 2015.

NervoChaos 




A veterana NervoChaos segue na "Profetas do Caos Tour 2024", iniciada em maio. Antes da "Chaos and Death Brasil Tour" o trio ainda cumpre 12 datas na Europa, excursionando com os percursores do war metal At War, numa maratona que vai de 02 a 30 de agosto.

Funeratus



Também veteraníssima, a Funeratus encara mais umas vezes a estrada com a NervoChaos, repetindo uma parceria que correu o Sul do país em 2023. A Funeratus lançou em 2018 o álbum "Accept The Death" e promete apresentar novas músicas na tour 

*por Artur Mamede 


APOIADORES RIFFMAKERS 










Gods & Punks - "Descerebration" é um mergulho no doom psicodélico

Lançado em meados de junho passado, "Descerebration" abre o ano para os cariocas do Gods & Punks.  O single é a primeira dose ...