"Folclore Brasileiro", o novo álbum da entidade brasileira do horror punk Pesadelo Brasileiro, lançado em 13 de junho é um rosário de causos e lendas rurais e urbanas entoadas na prosódia do punk rock.
E reforçando a propagação dos agouros, a faixa "Saci" foi lançada nesta segunda-feira (17) como single (ouça aqui).
Provavelmente o primeiro álbum do estilo a abordar a temática da primeira à última faixa, "Folclore Brasileiro" pode ser visto como um álbum conceitual (sem ser xarope como o rock progressivo que se apropriou do termo para classificar alguns álbuns), modernizando a contação de histórias com uma levada ramoníaca e misfiteira.
Leia também: Rocking Riders - "Back in Time" aponta para o futuro
Lendas urbanas e realidades rurais
"Pesadelo Brasileiro" tem 13 faixas que reviram e recontam lendas rurais e urbanas, embaladas por punk rock enérgico, com alguns "ôôôs' misfísticos e "shalalalalás" ramoneiros que casam bem com o som.
Às vezes a métrica é comprometida na busca da rima, mas o desconforto não assusta e a audição flui. Os acertos são muito mais numerosos nos causos contados por Pinga (guitarra/vocal) e Di (bateria), a alma insepulta do Pesadelo Brasileiro.
Na parte lírica, a Pesadelo Brasileiro contou com Popeye, vocal da Sertão Sangrento, assinando as letras de "Mula Sem Cabeça" e "Saci".
Como é tradição na contação de lendas, alguma "moral" é passada de forma velada. Aqui se encontram críticas (bem embasadas) ao clero, à ganância, machismo e misoginia.
Aqui está "Pesadelo Brasileiro". Acesse e ouça ALTO!
A arte da capa tem a assinatura de Leandro Franco (Asteroides Trio), ilustrador de várias obras e clipes animados. Já a capa do single (Saci) é assinada por Diego Ramone.
Track list
1. Mula Sem Cabeça
2. Corpo Seco
3. Saci
4. Mulher na Estrada
5. Cabra Cabriola
6. Cuca
7. Iara
8. Diabo na Garrafa
9. Loira do Banheiro
10. Curupira
11. Cabeça de Cuia
12. Pisadeira
13. Tutu Marambá
*por Artur Mamede
Sem comentários:
Enviar um comentário