O recém lançado "Caminho Que Aos Abismos Desce", primeira full album da entidade amazonense do death/doom ...Do Fundo...Abismo, marca a volta às atividades deste expoente da música lúgubre nacional.
"Caminho Que Aos Abismos Desce" tem quatro imponentes faixas que estendem seus longos tentáculos por todos os 40 minutos do álbum, um monolítico exercício de riffs arrastados, baixo e bateria paquidérmicos e vocais que variam do gutural ao épico e litúrgico.
A longa duração das faixas faz com que a ...Do Fundo...Abismo (Moriendi – vocais, Treze – guitarra Destino – baixo e Geb Shu Nut – drums) explore em cada canção uma enorme gama de variações sonoras e ambientações dentro do espectro do doom metal.
Aqui está "Caminho Que Aos Abismos Desce". Acesse e ouça ALTO!
Capa de "Caminho Que Aos Abismos Desce" por Cauê Piloto |
Leia também: Downhatta - "O Mal e o Poder" escancarados em clipe
Versão física
...Do Fundo...Abismo, fundada em Manaus no ano de 2007, é um dos expoentes do death/doom no Norte brasileiro e reconhecidamente a primeira a abraçar o segmento em sua totalidade em sua cidade de origem.
"Caminho Que Aos Abismos Desce" dá continuidade à discografia iniciada em 2009 com a demo "Da Escuridão" que foi seguida pelo split "Mórbidos Dizeres", dividido com a sul-matogrossense Labore Lunae, lançado em 2014 pela Amazon Black Forest.
E saindo do etéreo ambiente dos streamings, a banda promete a versão física, ainda para 2024, de "Caminho Que Aos Abismos Desce" pela gravadora Lys Aeon Productions de Manaus.
A gestação do álbum
"Caminho Que Aos Abismos Desce" foi gravado no Umbra Gaia Studio e no Fubica Studio e contou com produção de Ana Paula Mady (Fubica Studio) no segundo semestre de 2023. Mas a gestação do álbum passou por outras etapas, conta Diego Moriendi.
"Nos 10 anos entre um lançamento e outro (o split e o álbum atual. Nota do Editor) tentamos estabilizar uma formação. Estabilizamos em 2017, gravamos o instrumental entre 2018 e 2019. Devido a pandemia só finalizamos a gravação em 2023", conta o vocalista/letrista.
"Nesses 10 anos também atuamos em outras frentes no underground", completa Moriendi. "O guitarrista lançou o CD de sua outra banda (Netzach); eu foquei na organização do evento Amazon Dark Forest que vai para sua 8ª edição além de ter lançado três edições do Mors Venit Zine e o EP de meu outro projeto musical - Mors Liturgiae", ressaltou.
Track list
01. Ecos... Lamúrias
02. Da Solidão ao Fim
03. Svb Vmbra (lançada como single em 2023)
04. Canto da Alcova
Chamas Pagãs Do Norte
Cartaz do Chamas Pagãs Do Norte |
Sem comentários:
Enviar um comentário